quinta-feira, 21 de maio de 2009

Afrodisíaco é estar entre amigos


Um dos professores mais encantadores que tive foi quem me apresentou este restaurante no mínimo interessante. Depois de uma manhã de sábado intensa percorrendo ladeiras, igrejas e museus com o professor Carlos Linhares, na aula “Pelourinho, do olhar ao ver”, fechamos o evento com chave de ouro.
Guiados pelo mestre ao Ponto Vital – Santo Amaro, na Rua das Laranjeiras, ali mesmo no Pelô, encontramos um espaço charmoso e pitoresco. Acomodados na própria rua, em mesas de plástico forradas com toalhas floridas, aplacamos nossa sede com cerveja gelada e boa conversa.
No cardápio o sugestivo caldo de carongondê, um tipo de marisco em formato de escorpião, que dizem ter propriedades afrodisíacas. Por que não testar? Uma delícia!
Além desta iguaria, o proprietário Vital de Abreu, que já cozinhou para Dona Canô apresenta no cardápio divertido, diversas receitas com influência de Santo Amaro da Purificação, cidade do Recôncavo Baiano. Também pode-se encontrar pratos sertanejos e feijões africanos em diversas preparações. Dizem até que Caetano levou Almodóvar para conhecer o local e provar as receitas de sua terra. Provei a moqueca de carne do sol e degustei o escondidinho de carne de sertão. Reconfortante!
Depois de me fartar deliciosamente percebi que o melhor tempero do dia foram as pessoas maravilhosas com quem dividi esta mesa. Isto sim é afrodisíaco!




Resenha de VEJA Salvador
O cardápio tem influência direta de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, cidade natal do proprietário, Vital de Abreu. Conterrâneos famosos dão nome a pratos feitos à moda daquela região. De entrada, por exemplo, duas sugestões são o caldo de carongondê, tipo de marisco em formato de escorpião, e a pasta mabel veloso, com base de maturi (castanha de caju verde). Receita forasteira, por assim dizer, é a maniçoba, prato de origem indígena feito com folhas da mandioca cozidas por uma semana com carne de porco. Das sobremesas, o doce de tamarindo, levemente amargo, é uma das alternativas.



Endereço: Rua das Laranjeiras ,23


Bairro: Pelourinho


Telefone: 8154-6151


Lugares:48


Horário:11h30/23h30 (fecha seg.)

Um comentário: