terça-feira, 19 de maio de 2009

Segredos de uma cozinheira de família


Frequentemente me perguntam onde eu aprendi cozinhar, ou como eu consigo fazer pratos tão apetitosos.

Não existe segredo. Cozinhar é simples. Mas tem que gostar.....

O ato de cozinhar tem que ser feito com amor (não o do Sazon), com carinho, sem pressa, curtindo. É um ritual de doação, de alquimia, de mágica.

Me lembro de ficar observando minha mãe no fogão. Ela sempre fez coisas incríveis. Mesmo no trivial ela se destacava. O bife a milanesa dela é impar. O camarão a grega é soberbo. A sopa de legumes com músculo uma perdição. Não tem prato que ela não saiba fazer bem.

Teve uma boa escola. Minha avó Elisa sabe dourar uma costelinha na panela com arte, aos poucos, deixando os caldos secarem vagarosamente enquanto perfumam a carne e dão um tom dourado a crosta. Não só minha mãe, mas minhas tias desenvolveram este dom que tem se perpetuado por gerações.

Talvez por isso eu, meu irmão e algumas primas amamos tanto as panelas. Mas esta é outra história, que eu vou contando aos poucos.... em pitadas....

Um comentário:

  1. Realmente, lembrei da costelinha e deu uma vontade!!! Adoro!!! Isso vai atiçando a memória... sempre me lembro da sopa de camarão da sua mãe!! Uma delícia!!

    ResponderExcluir