terça-feira, 19 de maio de 2009

Meu querido polvo




Embora tenha oito tentáculos, para muita gente o polvo é um bicho de sete cabeças...

Nada mais injusto com este fabuloso molusco.

Aprendi a preparar esta iguaria como quase todas as que preparo: ouvindo, vendo, testando, errando e aperfeiçoando.

Minhas primeiras referências vem de infância, onde comia um macarrão com polvo divino preparado pela minha avó paterna Ida. Segundo minha mãe, era o prato favorito de meu doce vovô João.

A primeira dica veio de um amigo - Celso Tabarrani, que me contou que sua mãe mergulhava o dito na panela com água e sal e com uma cebola inteira (descascada). Cebola cozida = Polvo cozido.

Guardei esta dica na memória por anos até minha primeira tentativa. E na primeira já acertei na mosca! Ponto certo. Nem mole nem duro.

Muitas pessoas o servem a vinagrete. A minha versão é um pouco diferente: Vinagrete quente!

Refogo cebola, pimentões vermelhos e amarelos, um pouco de páprica doce, um pouco picante. Sal e pimenta e um bom azeite de oliva extra virgem.

Aqueço os tentátulos inteiros ou em pedaços de 3 cm e sirvo.

É de comer de joelhos!

4 comentários:

  1. hummmm!!! Deu vontade!!! Adoraria fazer e acertar!!! Na sua próxima visita à SP, me avise, que irei comprar esses ingredientes e já fica marcado um jantarzinho na minha casa!!!

    ResponderExcluir
  2. Desenterrou Celso Tabarrani!!!! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Vc nunca comentou este seu lado "cozinheira".... Supreendente!!

    ResponderExcluir
  4. Não coloquei o nome... não sou familiarizada com blogs.....

    ResponderExcluir